sábado, 29 de março de 2014

Gente, foi apenas um beijo!!!!

Dificilmente expresso minhas opiniões em redes sociais, mas como toda rede tem o objetivo de fomentar, criar e disseminar conhecimento, seja ele superficial, empírico, popular ou científico, lá vamos nós!

O beijo que parou o Brasil, no último capítulo da novela “Amor a Vida”, não poderia ser passível de discussão. Ainda mais quando a mídia, de modo geral, abordou otema de forma tão aberta e positiva. Mostrou um beijo gay romântico e natural, por meio de toda uma trama, que por sinal, muito bem escrita por Valcyr Carrasco, e que se assemelha muito a vida real. A novela mostrou gays bem resolvidos, com excelentes postos de trabalho, amáveis, amigos, companheiros, como de fato são. A imagem que a maioria das pessoas tem sobre os gays é muito superficial e generalizada. Assim como todos os outros tipos de preconceitos existentes, os quais existem e são julgados pela falta de conhecimento, convívio e sensibilidade das pessoas.


Porém, a crítica negativa (aliada ao pensamento machista e preconceituoso) sempre vai existir, em especial ao citar tal abordagem no horário nobre, com crianças assistindo, questionando e tal. Ai eu vos pergunto: a cena do beijo não poderia ser exibida, mas as outras cenas de sexo, violência, traição, poderiam? Assim como acho que muitas outras coisas teriam relevância, por se tratar de horário nobre, e que por inúmeras questões, crianças menores de idade não deveriam presenciar, por exemplo, a brutalidade da Aline esfaqueando o Ninho, ou todas as outras barbáries exibidas em tal horário. Se os pais tem controle sobre o que os filhos assistem, é uma coisa, se não tem, é outra bem diferente. Na segunda opção cabe aos pais explicar e não esconder a realidade da nossa sociedade que deveria ser livre e igual. Melhor discutir uma coisa tão natural em casa, por meio de uma novela, que na minha opinião, mostrou de uma forma muito feliz e direta a relação homossexual, do que abordar tal situação fora do âmbito familiar. 


O relacionamento homossexual não é de hoje. Mas hoje é o tempo de mudar e de nos libertar de uma sociedade machista e preconceituosa. Acho que a mídia fez muito bem o seu papel de considerar e relevar uma cena que com certeza ficará na história, não somente da TV Brasileira, mas na mente das pessoas. Uma cena da vida real. Uma cena da amor, não de pornografia, muito menos de violência. Uma cena de sentimentos verdadeiros que precisam ser vistos e aceitos na sociedade de uma vez por todas!

Pronto! Falei! Tô leve!!! Ufa!
(04/02/14: Sobre o primeiro beijo gay na novela Amor a Vida - Felix e Niko).

Nenhum comentário:

Postar um comentário