domingo, 3 de abril de 2011

Thank you Evermondo!

Olá pessoal, gostaria de deixar registrado aqui, a primeira análise literária de alguns dos meus textos aqui publicados, a qual foi feita pelo meu colega de UFSC, um grande artista, e agora crítico literário, Evermondo Guimarães (gravem bem este nome), de Chapecó-SC. Segue abaixo então:

---------------------------------------------------------------------------------------------

(by Evermondo):


Olá pessoal,


Que vocês acharam dessa nossa autora contemporânea?

Será que ela pode nos ajudar a compreender um pouco da Literatura do século passado (XX)?

Os contos de Fernanda Aparecida Róhden são povoados pelos fantasmas da humanidade. Pelas cobranças de uma sociedade cansada, frustrada e que não vê seus sonhos (americanos) se realizarem.

Veja um dos trechos em que ela põe na boca de Hamlet o vazio, em que a humanidade chegou, depois de tantos sonhos da virada do século passado XIX-XX:

Meu caro, eu também preferiria não pensar em mais nada, não viver o que todos vivem, não ter o livre-arbítrio para sucumbir destinos. Preferiria não ser o que sou e não precisar mais sentir o que o corpo e a alma [...] (RÓHDEN, F. A., Texto Poético e Dramático, 2010).

Tal como acontece com Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, os contos de Fernanda A. Róhden abordam a temática do “não-sucesso”; não dos anseios, mas da falta deles. Quem lê seus contos sempre espera o sucesso do herói, mas, tal final nunca chega.

Tudo isso tem relação com o que disse a professora Denise quando apresentou o documentário "Nós que aqui estamos por vós esperamos" de Marcelo Masagão (1998). Eu imagino que a professora queria nos despertar para esses “extremos” do século XX, isto é, vivemos numa sociedade muito evoluída tecnologicamente, porém, “vazia”; muito populosa, mas, “solitária”; letrada e ao mesmo tempo analfabeta; que se preocupa com a camada de ozônio, mas, que acha bonito fumar...

Um abraço Fernanda!

-------------------------------------------------------------------------------------------------

3 comentários:

  1. Ever: Enquanto não ficarmos famosos vamos publicando aqui e ali, no seu blog, nos fóruns de Literatura da UFSC... hehe

    ResponderExcluir
  2. hehehe! Essa é boa! Vc é muito engraçada! Isso é um elogio, não uma ironia!

    ResponderExcluir